Estudos recentes revelam que a maioria dos portugueses já ouviu
falar de Internet, apesar de muitos deles não saberem bem do que
se trata. O número de utilizadores regulares das novas tecnologias
da informação e da comunicação (TIC) é ainda diminuto embora tenha
tendência para aumentar de forma segura e irreversível, principalmente
junto das camadas etárias mais jovens.
A recente introdução de computadores multimédia ligados à Internet,
medida em boa hora patrocinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia,
aumenta bastante o número de utilizadores das TIC. O perfil destes
utilizadores é bastante singular; são professores (muitos deles
com bases informáticas muito frágeis) que pretendem saber de que
modo a Internet os pode ajudar na sua tarefa diária de leccionação,
e são os alunos (no geral bastante despertos para a informática)
sedentos de tirar partido de algo que parece ter uma dimensão
global e, por isso mesmo, particularmente apetecível.
O problema da vastidão da informação na Internet tem já sido discutido
por vários autores, e obriga os utilizadores a algum esforço e
dispêndio de tempo, na selecção e filtragem dos recursos pedagógicos
e educativos mais válidos. Existe na Internet, e mais especificamente
na WWW, uma enorme panóplia de recursos educativos especialmente
dirigidos para o ensino das Ciências da Terra: informações actualizadas
ao minuto com origem em estações remotas de recolhas de dados
(sismográficos, p.e.), imagens reais e directas de eventos naturais
(como seja uma erupção vulcânica), sugestões de viagens virtuais
a locais de interesse geológico, bancos de imagens com as mais
recentes fotografias das várias missões espaciais, etc.
Um problema que se levanta frequentemente aos alunos portugueses
relaciona-se com o facto de toda esta informação se encontrar
em língua estrangeira (maioritariamente o Inglês), criando dificuldades
à compreensão dos referidos conteúdos.
Tendo em conta a falta de recursos educativos em língua portuguesa,
nasceu o GEOPOR, um projecto na Internet, que pretende divulgar as Ciências da
Terra em Portugal. Desde finais de 1996 têm vindo a ser disponibilizadas
páginas em HTML com informações variadas (contactos com as várias
institutições, listagem de resumos de teses e artigos científicos
das várias especialidades, mailing-list onde se anunciam as várias iniciativas que ocorrem em Portugal
e se discutem assuntos relacionados com as Ciências da Terra,
etc.).
Durante 1998 e 1999 serão desenvolvidas páginas especialmente
dedicados à população escolar dos Ensinos Básico (2º e 3º Ciclo)
e Secundário. O GEOPOR NA ESCOLA (projecto financiado pelo Programa
Nónio Século XXI do Ministério da Educação) pretende ser um local
de passagem obrigatória para todos os que procuram informação
de índole geológica/educacional na WWW em língua portuguesa.
Será disponibilizada informação relativa a:
conteúdos programáticos relacionados com as Ciências da Terra,
das disciplinas dos Ensinos Básico (2º e 3º Ciclo) e Secundário;
questões, e respectivas respostas, adaptadas aos conteúdos programáticos
dos vários níveis de ensino;
respostas a questões científicas colocadas por alunos e/ou professores;
descrição de algumas experiências simples que podem ser desenvolvidas
em aulas laboratoriais;
itinerários para saídas de campo, realçando os aspectos geológicos
principais a serem observados;
propostas de visitas de estudo a instituições com interesse didáctico
para as Ciências da Terra (por exemplo, Museus Mineralógicos,
Museu de História Natural, Planetário, etc.);
base de dados fotográfica (elaborada com a participação das Escolas)
com acesso livre e que constituirá um importante recurso de apoio
à docência no que diz respeito à Geologia de Portugal;
cursos do Ensino Superior que integrem uma componente geológica
(por exemplo, Licenciaturas em Geologia, Ensino de Biologia/Geologia,
Engenharia Geológica, Engenharia de Minas, Engenharia Geotécnica)
nomeadamente a sua estrutura curricular, disciplinas de acesso
e notas de ingresso;
congressos, seminários e palestras a serem realizados em Portugal.
ligações a outras páginas HTML com informação relacionada, de
preferência em língua portuguesa.
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