I Seminário sobre Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em Geologia
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A experiência do Ministério da Educação no apoio à produção de conteúdos educativosF. Ferreira
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A experiência de apoio do Ministério da Educação à produção de conteúdos educativos em suporte electrónico iniciou-se em 1989, com a realização do Iº Concurso Nacional de Software Educativo. Estávamos então na fase de realização das primeiras experiências de introdução das tecnologias de informação nas escolas no âmbito do Projecto Minerva, iniciado em 1985.
Com a dinâmica então produzida surgiram 2 ou 3 núcleos de produção de software educativo localizados na sua maior parte em Pólos do Projecto Minerva. Nas condições da época, a realização de um concurso com prémios pecuniários relativamente tentadores constituía um estímulo suficientemente atractivo para que essas equipas se tenham mantido durante alguns anos. Segundo o regulamento desses concursos, os autores dos programas recebiam um prémio que variava entre os 800 e os 2000 contos, ficando Ministério da Educação detentor dos direitos de autor e assegurando a sua edição. Esta iniciativa manteve-se com características semelhantes entre 1989 e 1994. Como resultado destes concursos, foram premiados e editados 63 programas educativos para diferentes áreas temáticas. A título de exemplo apresenta-se a lista dos programas na área das Ciências da Terra. Mineralogia Um dos principais problemas decorrentes desta iniciativa foi a incapacidade do Ministério da Educação em editar em devido tempo estes programas. Igualmente discutida foi a questão de os programas deverem ou não ser oferecidos às escolas, havendo argumentos que defendiam que desse modo se dificultava a constituição de um mercado deste sector. Uma outra questão então colocada centrava-se na existência de equipamento nas escolas que permitisse a utilização desse software. Num certo período parecia assim que o software educativo existente ultrapassava o hardware disponível nas escolas. Paralelamente a esta iniciativa o Ministério da Educação apoiou o desenvolvimento de projectos específicos. A experiência deste apoio pontual ao desenvolvimento de software foi relativamente negativa, não tendo alguns deles sido concluídos, vindo a influenciar a decisão posterior de abandonar estas medidas, centrando os apoios nos concursos de produtos acabados. Uma outra iniciativa consistiu a realização em 1991 de um concurso de ideias, em colaboração com o Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, ao abrigo do qual foi apoiado o desenvolvimento de 3 projectos, um dos quais sobre Geografia de Portugal. As experiências até agora referidas envolveram indivíduos ou grupos, na sua maior parte professores e alguns alunos. Poderíamos caracterizar estas equipas como correspondendo a uma forma de produção artesanal. Este facto não impede que tenham ocorrido experiências muito importantes de colaboração entre equipas com saberes distintos e complementares, incluindo professores de vários níveis de ensino e programadores. Podemos dizer que progressivamente o estímulo constituído por estes concursos deixou de ser suficiente para um sector em crescente mercantilização. Tentando acompanhar estas novas necessidades, e após um interregno que correspondeu ao fim do Projecto Minerva em 1994, foram introduzidas alterações profundas ao regulamento do VIº Concurso de Software Educacional, realizado em 1995. Nesse concurso considera-se pela primeira vez que os direitos permanecem com os autores dos programas, deixando o Ministério da Educação de se responsabilizar pela sua edição. Introduz-se ainda uma forma de apoio à edição, garantindo o Ministério da Educação a aquisição de 350 exemplares, que são distribuídos aos Centros de Formação de Professores como forma de divulgação indispensável a uma crecente integração curricular. Como resultado destas alterações surgem pela primeira vez candidaturas de empresas, que respondem também ao estímulo particular que corresponde à atribuição de um prémio especial no valor de 5.000 contos para produtos multimédia. O concurso mantém-se com características semelhantes até 1999. Como resultado foram premiados 22 programas, dos quais 10 foram editados por editoras privadas. Da comparação entre estes dois períodos é notória a diferença, não tanto no número de candidaturas mas sim no número de programas premiados e editados (quadro I). Quadro I Entre as razões para esta evolução poderemos apontar as seguintes : a) O entusiasmo existente no período inicial Curiosamente, a expectativa inicial relativamente a uma maior rapidez da edição não foi muitas vezes alcançada, como se pode constatar pelo exemplo do programa "Descobrir a Terra", premiado no concurso de 1997 e editado em 1999. Com o objectivo de aproximar autores e editores, o Programa Nónio Século XXI realizou em Junho de 1999 um seminário sobre a problemática da Produção, Desenvolvimento e Distribuição de Software Educativo. Nesse seminário ficou patente o desinteresse da maior parte das editoras relativamente ao software educativo, preferindo produtos de referência como as enciclopédias, os dicionários e os atlas. Paralelamente é de salientar, que o mercado escolar é para muitos editores desinteressante pela sua dimensão, apesar do crescente equipamento das escolas, preferindo apostar no mercado doméstico. Alguns editores consideraram também que os prémios dos concursos de software são excessivos, criando expectativas demasiado elevadas aos autores relativamente a uma futura retribuição no que respeita os direitos de autor. Podemos assim sintetizar a situação no que respeita o sector do software educativo em Portugal. a) Relativo desinteresse das editoras. Perante este cenário, prevemos a curto prazo: a) A continuação dos Concursos de Software Educacional Para terminar uma breve nota sobre o apoio à produção de conteúdos educativos na Internet. Esse apoio teve início em 1997, após a criação do Programa Nónio Século XXI, e concretizou-se através da realização de um Concurso nacional, que mais uma vez pretende colocar os potenciais candidatos em igualdade de circunstâncias. O regulamento do Concurso caracteriza da seguinte forma os potenciais candidatos: Este concurso, que visa apoiar projectos trienais de desenvolvimento de sites educativos, já apoiou 20 projectos com um financiamento total de cerca de 120.000contos. Entre estes salientamos os seguintes, na área das Ciências da Terra: Em 1999 foram seleccionados mais 10 projectos com um financiamento de cerca de 44.000 contos. Consideramos que esta iniciativa, considerada inovadora mesmo a nível europeu, desempenha um papel importante no crescimento da informação educativa em Língua Portuguesa, disponível na Internet. Como conclusão consideramos que é necessária uma divulgação crescente deste tipo de medidas, que permita que surjam novas iniciativas, num sector que tem recursos limitados em Portugal. É nossa intenção criar condições que garantam que o crescimento dos conteúdos educativos em suporte electrónico continue a pautar-se pelos padrões de qualidade até agora atingidos. É essa preocupação com a qualidade que tem guiado a participação do Programa Nónio em projectos como "As TIC e a Qualidade da Educação" da OCDE, ou no projecto PEDACTICE em que participa a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, ambos centrados na questão da avaliação de software educativo. Não esquecendo que, para além da problemática da produção, é na utilização concreta, na formação de professores e na integração curricular que se colocam os principais desafios.
ICT and the Quality of Learning Observatório do Multimedia Educativo na Europa Projecto PEDACTICE |
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