I Seminário sobre Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em Geologia
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Geologia e Internet em PortugalP. Legoinha1, J.B.R. Brilha2 & L. Neves3 1Centro de Estudos Geológicos, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Quinta da Torre, 2825-114 Caparica, Portugal RESUMO ABSTRACT
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INTRODUÇÃO Há mais de uma dezena de anos que termos como Internet, TCP-IP, Telnet, Ftp, e-mail são conhecidos por profissionais ligados às Ciências Informáticas, designadamente nas universidades americanas e europeias. Efectivamente, a ligação de computadores em rede com base no protocolo TCP-IP generalizou-se às universidades na década de 80, constituindo o embrião da actual Internet. Nesta fase inicial, os utilizadores dependiam de software baseado em comandos escritos, nem sempre de fácil aprendizagem e memorização, bem como do conhecimento do local preciso onde a informação que pretendiam se encontrava armazenada. A invenção da linguagem HTML e a posterior disponibilização de software gráfico, de fácil utilização, capaz de navegar por entre páginas construídas naquela linguagem (browsers) viria, nos últimos 5 anos, a permitir a generalização desta tecnologia a todos os cidadãos. O número crescente de utilizadores da World Wide Web (mar de páginas em hipertexto conjugando textos, sons, imagens e ligações para outras páginas) potenciou a disponibilização de cada vez mais informação na Internet, de carácter técnico-científico, lúdico e também comercial. A facilidade de envio de mensagens através dos computadores (e-mail, mailing lists, newsgroups), bem como de comunicação on-line (Chat) tem vindo a alterar o modo como muitas pessoas comunicam entre si e partilham informação. O número de utilizadores da Internet tem continuado a aumentar. No final de 1999 quase 25% dos portugueses tinham acesso à Internet (no início de 1998 esta percentagem era de 15%) apesar de apenas 14% ser utilizador regular. O estudo mais recente realizado em Portugal com vista ao conhecimento dos utilizadores e das utilizações da Internet domínio .pt foi efectuado por uma equipa do ISCTE (Inquérito Online Ciberfaces). O total de domínios em PT (nomes de fornecedores de serviços registados na Fundação para a Computação Científica Nacional - FCCN) ultrapassa os 8700. É curioso observar que só estavam registados 204 no final de 1995. Em Portugal, como noutros países europeus, verifica-se crescimento exponencial do número de domínios (Fig. 1).
Os governos europeus aperceberam-se rapidamente dos enormes benefícios que as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) podem trazer à Sociedade no plano económico e cultural. O aproveitamento pedagógico das TIC é considerado prioridade institucional quer a nível europeu (por exemplo, Projecto FETICHE; European Schoolnet), quer a nível nacional (Programa "Internet na Escolas" e Missão para a Sociedade da Informação, do Ministério da Ciência e da Tecnologia; Programa "Nónio Século XXI" do Ministério da Educação). A existência de computadores multimédia com ligação à Internet é já uma realidade nas Escolas portuguesas, pelo que os docentes devem saber rendibilizar este investimento nacional. Por outro lado, a liberalização do mercado e consequente competição comercial entre empresas de serviços no domínio das telecomunicações tem permitido diminuir os custos de ligação à Internet. É provável que, a curto prazo, parte significativa das famílias portuguesas disponha de computador com ligação à Internet. No entanto, a percentagem de professores e alunos utilizadores das TIC ainda é baixa (em particular no domínio das Ciências Naturais), o que se poderá justificar pela conjugação de factores como:
Apesar destas dificuldades e hesitações é cada vez mais consensual que a utilização das TIC na educação facilita a auto-aprendizagem, incentiva a criatividade, permite o acesso a grande quantidade de informação, estimula a interacção e partilha de opiniões e perspectivas alternativas, e possibilita a produção de materiais didácticos de qualidade muito superior aos convencionais através da integração de imagem, texto e som. SÍTIOS COM INFORMAÇÃO GEOLÓGICA EM PORTUGAL Páginas de Departamentos, Centros e Laboratórios
Páginas pessoais
Institutos e Museus
Outros serviços O GEOPOR tem como objectivo geral disponibilizar informação relevante relacionada com as Geociências em Portugal. O sítio permite a obtenção de informações sobre Geologia, quer para os especialistas quer para o público em geral. Apresenta resumos de teses, publicações e comunicações, novidades científicas, contactos de profissionais e de instituições, anúncio de eventos, e ligações para outros sítios com interesse geológico. Possui uma lista de correio electrónico com mais de 200 subscritores onde se trocam mensagens no âmbito da Geologia. Um desenvolvimento importante deste sítio denominou-se GEOPOR NA ESCOLA. São páginas especialmente dirigidas a professores e alunos. A sua consulta permite a interactividade com os leitores, estimulando-os a contribuir e participar no enriquecimento das páginas mediante o envio quer de materiais para apresentação no sítio, quer de sugestões e comentários. Os conteúdos do GEOPOR NA ESCOLA estão organizados em sete temas principais, de onde se destacam sugestões de visitas de campo e actividades laboratoriais, base de dados fotográfica com aspectos geológicos nacionais didácticos, e informações para os alunos que pretendam ingressar em cursos universitários de Geologia. O Instituto de Meteorologia apresenta um mapa actualizado com a localização dos epicentros dos sismos registados em Portugal Continental durante a última semana. Inclui indicações sobre a intensidade do sismo e se o mesmo foi, ou não, sentido pela população. A Direcção-Geral do Ambiente gere o Atlas do Ambiente. Trata-se de um importante recurso gráfico com mapas variados sobre temas como: intensidade sísmica, precipitação, orografia, temperatura do ar, caracterização de solos, etc. Estes mapas podem ser descarregados gratuitamente em vários formatos que permitem o seu posterior tratamento. O Centro Nacional de Informação Geográfica disponibiliza, gratuitamente, ortofotomapas do território nacional com utilidade em estudos geológicos, quer como base para trabalhos de campo, quer como material de ilustração em relatórios e/ou trabalhos. Geoprof Educação em Geologia é um sítio do Departamento de Geologia da Universidade do Porto que pretende ser o ponto de encontro, na Internet, dos Professores de Geologia dos Ensinos Básico (2º e 3º ciclos) e Secundário. Os docentes podem i) apresentar e discutir as preocupações e dificuldades emergentes do exercício das suas actividades de ensino-aprendizagem; ii) recolher algumas respostas e (possíveis) orientações para os seus problemas específicos e iii) encontrar sugestões didácticas fornecidas pela investigação. Conferências on-line PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA ELECTRÓNICA Tabela 1 Vantagens e Desvantagens da publicação electrónica Face ao exposto, esperar-se-ia a existência de um elevado número de publicações electrónicas disponíveis on-line, bem como uma acelerada migração das publicações tradicionais para este formato; na realidade, tal não se tem verificado. Este facto justifica-se, em parte, pela circunstância do mercado de publicação científica se encontrar restrito a um número limitado de editoras, as quais terão de encontrar forma de rentabilizar a informação on-line; esta necessidade rompe com a tradição, até agora mantida na generalidade dos casos, de a informação ser disponibilizada gratuitamente na Internet. Não obstante, começam a existir publicações científicas disponíveis exclusivamente na Internet, seguindo os procedimentos usuais de revisão dos textos por especialistas (referees); esta será, no futuro, uma tendência crescente, pelas vantagens que proporciona. O acesso implica geralmente o pagamento de uma assinatura, sendo permitida a consulta e pesquisa on-line (por autor, título, palavra-chave, etc.), bem como a impressão dos textos. A facilidade com que qualquer indivíduo, dispondo de conhecimentos mínimos, pode colocar informação na Internet levanta, por outro lado, a questão da credibilidade e rigor da informação consultada; deverá, efectivamente, ser tomada com espírito crítico a informação obtida em sites não institucionais. Revistas portuguesas de Geociências na rede
ENSINO COM RECURSO ÀS TIC Visitas de campo virtuais Martelo virtual Microscopia petrográfica Glossário geológico CONCLUSÃO Em Portugal, a publicação científica electrónica na Internet é incipiente. São poucos os investigadores e instituições que têm o cuidado de colocar na rede as suas publicações científicas. Se por um lado a maioria não domina as aplicações informáticas que permitem colocar na Internet um documento, por outro há resistências que se prendem com a sensação de perda de direitos de autor. No entanto, algumas revistas clássicas começaram já a colocar on-line resumos e artigos completos de algumas edições em papel. É escasso o número de docentes que recorrem à Internet para apoio de aulas disponibilizando informação sobre as disciplinas que leccionam (programas, sumários, calendário de exames, resultados de testes) ou estabelecendo ligações para outras fontes de informação na rede. Contudo, após um período inicial de quase apatia, parece verificar-se uma situação de mudança notando-se um aumento do número de colegas interessados na produção de conteúdos geológicos através da utilização de tecnologias da informação e comunicação. A concretização de propostas de novos sítios na Internet e o surgimento de algumas aplicações multimédia geológicas como as apresentadas neste volume dedicado ao I Seminário sobre Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Geologia permitem maior optimismo quanto ao futuro deste campo de acção em Portugal.
Brilha, J. & Legoinha, P. (1998) - Earth Sciences Internet resources in Portugal. Abs. Annual Users' Meeting of the UK Earth Science Courseware Consortium, Derby, UK. Brilha, J. & Legoinha, P. (1998) - Internet: uma nova estratégia para o Ensino das Ciências da Terra. Comunicações do Instituto Geológico e Mineiro, tomo 84, fasc. 2, H8-H11. Brilha, J. & Legoinha, P. (1999) - Geopor Ciências da Terra na Internet. Noesis nº50, Instituto de Inovação Educacional, 64-65. Brilha, J.; Legoinha, P. & Butler, J. (1999) - The Internet and the Geology teaching in Portugal. Computers & Geosciences, vol.25, nº2, 205-206. Brilha, J.; Legoinha, P.; Mota, T.S. & Pereira, R.M. (1998) - Geopor As Ciências da Terra na Internet. Resumos da Conferência Nacional "A Ciência nas Escolas e na Vida", Instituto Superior Técnico, Lisboa. Brilha, J.; Dias, G.T.; Mendes, A.C.; Henriques, R.; Azevedo, I.C. & Pereira, R. (1999) The geological heritage of the Peneda-Gerês National Park (NW Portugal) and its electronic divulgation. Towards the balanced management and conservation of the geological heritage in the new millenium. D. Barantino, M. Vallejo & E. Gallego (Eds.). Sociedad Geológica de España, 315-318. Brilha, J.; Dias, G.T.; Mendes, A.C.; Henriques, R.; Azevedo, I.C. & Pereira, R. (1999) - A Internet e a divulgação do património geológico. Resumos do I Seminário sobre o Património Geológico Português, Instituto Geológico e Mineiro, Lisboa. Brilha, J.; Legoinha, P.; Gomes, A. & Rodrigues, L. (1999) - A integração das TIC no ensino perspectiva actual no domínio das Ciências Naturais. Conferência Internacional "Challenges'99", Universidade do Minho, Braga. Em publicação. Gomes, P.A.; Brilha, J.; Dias, G.T.; Mendes, A.C. & Azevedo, I.C. (1998) - Aplicação de novos recursos educativos nas Ciências Naturais - o exemplo do PNPG. Resumos da Conferência Nacional "A Ciência nas Escolas e na Vida", Instituto Superior Técnico, Lisboa. Legoinha, P. & Brilha, J. (1997) - A Internet como fonte de informação geológica - exemplos de aplicação no domínio da geoquímica. Actas da "X Semana de Geoquímica / IV Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa", Universidade do Minho, Braga, 607-610. Pereira, D.I. & Brilha, J. (1999) Viagem virtual à depressão de Mirandela: exemplo de aplicação das TIC na transposição campo - sala de aula em Geociências. Resumos dos "Encontros de Geomorfologia", Universidade de Coimbra, Coimbra. |
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