Gostava de saber tudo o que me possa informar sobre a formação de cristais.
E também sobre a lei da constância dos ângulos interfaciais de um cristal.
Paula Eduarda Matos Neto

1. Gostava de saber tudo o que me possa informar sobre a formação de cristais.

A questão é muito vaga.
Procurando ajudar pode-se dizer que a matéria cristalina se pode formar, fundamentalmente, por 3 processos de cristalização:
-a partir de uma solução
-a partir de uma substância fundida
-a partir de um gás

A cristalização a partir de uma solução pode efectuar-se por evaporação lenta e gradual de soluções sobressaturadas, quer por diminuição da temperatura, quer por diminuição da pressão.
A partir de uma substância fundida também se pode dar Cristalização. Quando um magma arrefece os diferentes iões são atraídos uns pelos outros formando "núcleos cristalinos" dos diferentes minerais. A cristalização efectua-se pelo acarreio de iões, nas mesmas proporções em que formam as partículas constituintes da rocha sólida resultante.
A terceira forma de cristalização, a partir de um gás ou vapor, é menos frequente que as anteriores embora os princípios fundamentais sejam idênticos. Os átomos dos elementos dissociados agrupam-se lentamente quando se dá o arrefecimento de um gás, até formar um sólido com uma estrutura cristalina bem definida. Como exemplo deste modo de cristalização temos os cristais de enxofre que se formam por arrefecimento das fumarolas vulcânicas e vapores carregados de S (enxofre), nas regiões vulcânicas.

2. E também sobre a lei da constância dos ângulos interfaciais de um cristal.

A estrutura interna de qualquer substância cristalina é constante e está relacionada com as faces do cristal . A lei da constância dos ângulos ou lei de Romeu de l'Isle* traduz esta ideia ao afirmar que "em todos os cristais de uma mesma substância os ângulos formados por faces correspondentes no cristal são sempre os mesmos".
Este facto é importante em cristalografia pois permite identificar minerais pela medição de ângulos entre faces características nos cristais. Por exemplo: um cristal pode aparecer distorcido, isto é, com um desigual desenvolvimento de faces, mas os ângulos interfaciais correspondentes são sempre os mesmos.

*A lei da constância dos ângulos ou lei de Romeu de l'Isle (1736-1790) teve como base deducões de Niels Stenon Nicolaus (1638-1686) e Domenico Guglielmini (1655-1710) que levaram à sua descoberta.

Com os melhores geocumprimentos,
Joaquim Simão
Univ. Nova de Lisboa

Lista de questões
Geocábula
Geopor na Escola