Desagregação das rochas - alguns exemplos. Acção modeladora do vento. Alterações produzidas pelos seres vivos na superfície terrestre. Comparação dos efeitos produzidos pelos diferentes agentes de
geodinâmica externa. Relacionar as zonas de heterogeneidade dos maciços rochosos com
superfícies que facilitam a desagregação das rochas. Compreender as condições que presidem à formação dos glaciares
e a diversidade de aspectos que eles apresentam. Compreender os efeitos do vento como agente modelador da superfície
terrestre. Os solos. Hidrogeologia. Recursos energéticos. Identificar as principais etapas de formação e evolução de um
solo. Identificar factores que contribuem para uma maior infiltração
de água nos solos. Avaliar as modificações significativas que as actividades humanas
introduzem na qualidade das águas subterrâneas. Compreender os processos biológicos e geológicos envolvidos na
formação dos carvões. Interpretar causas e consequências das grandes assimetrias na
distribuição dos recursos energéticos a nível mundial. Identificar as modificações que o Homem impõe ao ambiente através
da actividade mineira. Tectónica de placas - um modelo unificador. Cartografia - algumas técnicas e aplicações. Compreender a importância dos dados fornecidos pelas rochas na
reconstituição do passado da Terra. Conhecer as condicionantes da génese dos fósseis. Conhecer as diferenças entre as teorias da Deriva dos continente
e a Tectónica de placas. Integrar a ocorrência de determinados materiais litológicos na
dinâmica das placas litosféricas. Compreender a teoria da Tectónica de placas como integradora dos
vários ramos das Ciências da Terra. Relacionar a origem dos Açores e Madeira com a formação do Oceano
Atlântico. Compreender o significado da simbologia contida na diversidade
de cartas. Aplicar processos básicos de realização de perfis topográficos
e geológicos. Compreender os contributos da Oceanografia na Geologia e outros
ramos da Ciência.
Agentes externos de morfogénese terrestre
Alteração química dos minerais - acção dos agentes atmosféricos.
Compreender que o estado térmico e a pressão podem interferir
na estabilidade dos materiais rochosos.
Reconhecer que a força da gravidade actua directa ou indirectamente
na movimentação dos materiais desagregados na crusta terrestre.
Compreender os fenómenos químicos intervenientes na evolução dos
minerais quando em contacto com os agentes meteorológicos.
Identificar a água em movimento como um importante agente modificador
da superfície terrestre.
Relacionar entre si os diferentes parâmetros intervenientes no
modo como as partículas sólidas são transportadas.
Conhecer os efeitos das águas correntes no modelado da paisagem.
Avaliar da intervenção positiva ou negativa do Homem na evolução
desse modelado.
Identificar factores que possam interferir na evolução natural
de um rio e os resultados dessa intervenção.
Reconhecer que a água contida no solo pode actuar de forma lenta,
provocando modificações na paisagem.
Relacionar comportamentos das águas marinhas com aspectos daí
resultantes.
Relacionar as características dos depósitos sedimentares com a
agitação e profundidade das águas do mar.
Identificar fenómenos que podem interferir no nível médio das
águas do mar.
Relacionar a diversidade de aspectos presentes em colunas estratigráficas
com a variação da profundidade das águas.
Compreender o impacto que a variação do nível médio das águas
do mar pode ter sobre as populações humanas.
Conhecer alterações produzidas pelos seres vivos no ambiente em
que se situam.
Avaliar do impacto da acção do Homem na Terra.
Relacionar os agentes modeladores com aspectos que imprimem aos
elementos rochosos que modelam e transportam.
A Terra como fonte de recursos
des energéticas dos diferentes países.
A Geologia dos jazigos minerais.
Reconhecer que a formação de um solo é, em parte, a resposta das
rochas a condições ambientais diferentes das que presidiram à
sua formação.
Reconhecer a influência da composição, textura e estrutura do
solo no desenvolvimento da vegetação.
Conhecer as condições necessárias à formação de um aquífero.
Relacionar a qualidade da água com a natureza das formações geológicas
que atravessa.
Relacionar capacidade energética dos carvões com a energia retida
pela fotossíntese.
Identificar as condições necessárias à formação de uma bacia petrolífera.
Reconhecer o petróleo como fonte de energia e matéria prima da
indústria petroquímica.
Relacionar os minerais de urânio como fonte de energia de interesse
económico.
Compreender que a actividade vulcânica e hidrotermal, constituem
uma importante fonte de energia.
Avaliar da importância dos recursos energéticos na exploração
de todos os recursos.
Avaliar os efeitos resultantes da extracção e utilização de recursos
energéticos não renováveis.
Relacionar características dos jazigos metalíferos com os condicionalismos
geológicos que os geram.
Reconhecer que o conhecimento da história geológica de uma região
é fundamental para se compreender a formação e localização das
províncias metalogénicas.
Reconhecer a participação dos geólogo na economia e sobrevivência
das sociedades humanas,
Os grandes acontecimentos da história da Terra
Compreender a importância das informações dadas pelos fósseis
para reconstruir a história da Terra.
Compreender a importância da aplicação de diversos métodos na
datação dos acontecimentos geológicos.
Identificar as principais divisões temporais da história da Terra.
Referir, em linhas gerais, a evolução da vida à superfície da
Terra.
Relacionar os dados fornecidos por diversos materiais com a paleogeografia
de uma determinada região.
Compreender a estrutura e comportamento das placas tectónicas.
Relacionar a ocorrência de certos fenómenos (sismos, vulcões,
deformações...) com zonas de fronteira entre placas.
Relacionar alterações experimentadas por minerais, rochas e relevo
com a tectónica de placas.
Caracterizar a diversidade de deformações resultantes da dinâmica
das placas litosféricas.
Interpretar a teoria do geossinclinal à luz da teoria da Tectónica
de placas.
Relacionar movimentos de levantamento e descida das linhas de
costa com diferentes fases dos ciclos de orogenia.
Caracterizar globalmente os acontecimentos fundamentais que marcam
a história geológica do nosso país.
Relacionar sismos e vulcões das ilhas com os acidentes tectónicos
que as afectam.
Conhecer o contributo de diversas tecnologias em Cartografia.
Reconhecer a importância da utilização de cartas em diversas actividades.