Conteúdos geológicos no 12º ano de escolaridade
Disciplina de Geologia
(fonte: Ministério da Educação)

CONTEÚDOS
OBJECTIVOS
Agentes externos de morfogénese terrestre

Desagregação das rochas - alguns exemplos.



Alteração química dos minerais - acção dos agentes atmosféricos.

 

 

A água, agente mecânico e de transporte.

Águas selvagens.
Torrentes.

Rios.

Erosão nos interflúvios.

 

 

 

 

 



Mar.

 

 

 

 

 

 

 

Glaciares.

 

Acção modeladora do vento.

Alterações produzidas pelos seres vivos na superfície terrestre.

 

Comparação dos efeitos produzidos pelos diferentes agentes de geodinâmica externa.

 

Relacionar as zonas de heterogeneidade dos maciços rochosos com superfícies que facilitam a desagregação das rochas.

Compreender que o estado térmico e a pressão podem interferir na estabilidade dos materiais rochosos.

Reconhecer que a força da gravidade actua directa ou indirectamente na movimentação dos materiais desagregados na crusta terrestre.

Compreender os fenómenos químicos intervenientes na evolução dos minerais quando em contacto com os agentes meteorológicos.

Identificar a água em movimento como um importante agente modificador da superfície terrestre.

Relacionar entre si os diferentes parâmetros intervenientes no modo como as partículas sólidas são transportadas.

Conhecer os efeitos das águas correntes no modelado da paisagem.

Avaliar da intervenção positiva ou negativa do Homem na evolução desse modelado.

Identificar factores que possam interferir na evolução natural de um rio e os resultados dessa intervenção.

Reconhecer que a água contida no solo pode actuar de forma lenta, provocando modificações na paisagem.

Relacionar comportamentos das águas marinhas com aspectos daí resultantes.

Relacionar as características dos depósitos sedimentares com a agitação e profundidade das águas do mar.

Identificar fenómenos que podem interferir no nível médio das águas do mar.

Relacionar a diversidade de aspectos presentes em colunas estratigráficas com a variação da profundidade das águas.

Compreender o impacto que a variação do nível médio das águas do mar pode ter sobre as populações humanas.

Compreender as condições que presidem à formação dos glaciares e a diversidade de aspectos que eles apresentam.

Compreender os efeitos do vento como agente modelador da superfície terrestre.

Conhecer alterações produzidas pelos seres vivos no ambiente em que se situam.

Avaliar do impacto da acção do Homem na Terra.

Relacionar os agentes modeladores com aspectos que imprimem aos elementos rochosos que modelam e transportam.

A Terra como fonte de recursos

Os solos.

Formação dos solos.

Factores que controlam os processos de formação e evolução de um solo.



Principais tipos de solos.

Hidrogeologia.



Movimento das toalhas aquíferas.


Qualidade das águas subterrâneas.

Temperatura.

Composição química - referência especial às águas mineromedicinais

A poluição química e bacteriológica das águas subterrâneas.

Protecção das toalhas aquíferas.


Portugal e os seus recursos hídricos.

Recursos energéticos.

Carvões - génese e características de alguns carvões.

 

Petróleos - gás natural - génese e características de alguns carvões.

 

Os minérios de urânio como fontes de energia.

O calor interno - energia geotérmica.

Implicações sociais resultantes da utilização das fontes de energia não renováveis.

Desenvolvimento e bem estar das populações.

Esgotamento.
Poluição.
Desigualdade das disponibilida-
des energéticas dos diferentes países.

Portugal e as suas potencialidades energéticas.


A Geologia dos jazigos minerais.

Génese de jazigos metalíferos.

Hidrotermais.

Magmáticos e metamórficos.

Sedimentares.


O impacto ambiental da extracção de minerais.

A intervenção do geólogo nas civilizações modernas.

 

Identificar as principais etapas de formação e evolução de um solo.

Reconhecer que a formação de um solo é, em parte, a resposta das rochas a condições ambientais diferentes das que presidiram à sua formação.

Reconhecer a influência da composição, textura e estrutura do solo no desenvolvimento da vegetação.

Identificar factores que contribuem para uma maior infiltração de água nos solos.

Conhecer as condições necessárias à formação de um aquífero.



Relacionar a qualidade da água com a natureza das formações geológicas que atravessa.

 

Avaliar as modificações significativas que as actividades humanas introduzem na qualidade das águas subterrâneas.

 

 

 

 

 

Compreender os processos biológicos e geológicos envolvidos na formação dos carvões.

Relacionar capacidade energética dos carvões com a energia retida pela fotossíntese.

Identificar as condições necessárias à formação de uma bacia petrolífera.

Reconhecer o petróleo como fonte de energia e matéria prima da indústria petroquímica.

Relacionar os minerais de urânio como fonte de energia de interesse económico.

Compreender que a actividade vulcânica e hidrotermal, constituem uma importante fonte de energia.

Avaliar da importância dos recursos energéticos na exploração de todos os recursos.

Avaliar os efeitos resultantes da extracção e utilização de recursos energéticos não renováveis.

Interpretar causas e consequências das grandes assimetrias na distribuição dos recursos energéticos a nível mundial.









Relacionar características dos jazigos metalíferos com os condicionalismos geológicos que os geram.

Reconhecer que o conhecimento da história geológica de uma região é fundamental para se compreender a formação e localização das províncias metalogénicas.


 

Identificar as modificações que o Homem impõe ao ambiente através da actividade mineira.

Reconhecer a participação dos geólogo na economia e sobrevivência das sociedades humanas,

Os grandes acontecimentos da história da Terra

A génese das rochas e o registo fóssil na reconstituição da história da Terra.

Fossilização - processos e condições de fossilização.

Avaliação do tempo em Geologia.

Escalas cronoestratigráficas.
Processos de datação.
O tempo geológico - grandes divisões.

Caracterização dos principais acontecimentos.

Evolução dos seres vivos - referência especial ao Homem.

Alguns exemplos de reconstituições paleogeográficas.

 

Tectónica de placas - um modelo unificador.

Estrutura e evolução das placas.

Correntes de convecção do manto.
Limites das placas.



Deformações da crosta terrestre - alguns aspectos.
Tipos de deformações - estruturas resultantes.

Orogenia e tectónica de placas.

Transgressões e regressões - ciclo sedimentar.


A Tectónica de placas e a génese de substâncias minerais.

Recursos minerais dos fundos oceânicos.

Os limites de antigas placas Tectónicas e a génese de alguns jazigos melíferos.

Visão global da teoria da Tectónica de placas.

A Tectónica de placas e a história geológica de Portugal.

As grandes unidades geológicas de Portugal continental.

Açores - Madeira e a evolução do Atlântico.

 

Cartografia - algumas técnicas e aplicações.


Cartas topográficas e geológicas.

Utilização de diversos tipos de cartas.

Realização de perfis topográficos e geológicos.

Técnicas utilizadas em Cartografia.


Aplicações da Cartografia em diversas actividades humanas.

Contributos para o conhecimento dos fundos oceânicos.

Os navios de pesquisa oceanográfica - laboratórios flutuantes.

Morfologia dos fundos oceânicos.

 

Compreender a importância dos dados fornecidos pelas rochas na reconstituição do passado da Terra.

Conhecer as condicionantes da génese dos fósseis.

Compreender a importância das informações dadas pelos fósseis para reconstruir a história da Terra.

Compreender a importância da aplicação de diversos métodos na datação dos acontecimentos geológicos.

Identificar as principais divisões temporais da história da Terra.

Referir, em linhas gerais, a evolução da vida à superfície da Terra.




Relacionar os dados fornecidos por diversos materiais com a paleogeografia de uma determinada região.

 

Conhecer as diferenças entre as teorias da Deriva dos continente e a Tectónica de placas.

Compreender a estrutura e comportamento das placas tectónicas.

Relacionar a ocorrência de certos fenómenos (sismos, vulcões, deformações...) com zonas de fronteira entre placas.

Relacionar alterações experimentadas por minerais, rochas e relevo com a tectónica de placas.

Caracterizar a diversidade de deformações resultantes da dinâmica das placas litosféricas.

Interpretar a teoria do geossinclinal à luz da teoria da Tectónica de placas.

Relacionar movimentos de levantamento e descida das linhas de costa com diferentes fases dos ciclos de orogenia.

Integrar a ocorrência de determinados materiais litológicos na dinâmica das placas litosféricas.


 

 

Compreender a teoria da Tectónica de placas como integradora dos vários ramos das Ciências da Terra.

Caracterizar globalmente os acontecimentos fundamentais que marcam a história geológica do nosso país.

Relacionar a origem dos Açores e Madeira com a formação do Oceano Atlântico.

Relacionar sismos e vulcões das ilhas com os acidentes tectónicos que as afectam.

Compreender o significado da simbologia contida na diversidade de cartas.


Aplicar processos básicos de realização de perfis topográficos e geológicos.

Conhecer o contributo de diversas tecnologias em Cartografia.

Reconhecer a importância da utilização de cartas em diversas actividades.

 

 

Compreender os contributos da Oceanografia na Geologia e outros ramos da Ciência.

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